JavaScript não suportado

 

[VALOR] Auxílio emergencial supera em 61% a perda na renda familiar, diz estudo

Auxílio emergencial supera em 61% a perda na renda familiar, diz estudo

Somente em cinco estados, o montante do benefício distribuído não compensou totalmente a perda da massa de rendimentos

Por Marina Falcão, Valor — Recife

 

Auxílio emergencial supera em 61% a perda na renda familiar, diz estudo

Getty Images

Com a resposta mais agressiva à pandemia entre os emergentes, o Brasil injetou na economia — apenas no segundo trimestre — um volume de recursos 61% superior a perda de renda das famílias no ano acumulado até julho. Somente em cinco unidades da federação (São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso e Distrito Federal), o montante do benefício distribuído não compensou totalmente a perda da massa de rendimentos.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelos economistas Ecio Costa (UFPE) e Marcelo Freire (UFRPE). “Os números sugerem que houve um overshooting. Tentou-se matar um ratinho com uma bazuca”, avalia Costa.

Calculada pela Pnad, a massa de rendimentos inclui todos os trabalhadores com 14 anos ou mais — incluindo formais, informais e desalentados — que declararam ter tido rendimento no período da pesquisa. No acumulado até junho, a renda das família recuou R$ 66,8 bilhões, enquanto o auxílio emergencial, segundo Caixa Econômica Federal, somou R$ 108,3 bilhões no segundo trimestre.

LINK: Auxílio emergencial supera em 61% a perda na renda familiar, diz estudo