UFRPE tem conceito 4 no IGC e se mantém entre melhores universidades do Brasil

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu mais uma nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referente ao ano 2022. O excelente resultado, numa escala de 1 a 5, a partir dos dados divulgados nessa terça- feira (2/04) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mantém a UFRPE entre as melhores universidades do Brasil.

O IGC é um indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, que leva em consideração aspectos como a nota do Enade de cada curso; o quanto o estudante avançou do Enem para o Enade; respostas de estudantes sobre as condições de estudo; nível de formação de professore(a)s; e avaliação da pós-graduação - mestrados e doutorados - feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O resultado é baseado na nota que a Capes atribui à cada curso de pós-graduação da instituição e na média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também é mensurado pelo Inep.

No ciclo de 2022 do Enade, foram avaliados os seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Para o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, o conceito 4 não só mantém a Instituição entre as melhores do País como se soma a outros índices positivos e posições ganhas em rankings recentes. “Mesmo com as dificuldades que a Pandemia de Covid-19 apresentou, os cursos da UFRPE foram muito bem avaliados, demonstrando a qualidade da nossa UFRPE”, comenta.