[TRT] Memorial da Justiça do Trabalho disponibiliza na rede documentos históricos

Memorial da Justiça do Trabalho disponibiliza na rede documentos históricos

Publicada em 11/06/2020 às 13h19 (atualizada há um ano) - 497 acessos

O Memorial da Justiça do Trabalho está tornando mais acessível uma parte importante da história do Judiciário Trabalhista em Pernambuco. A acessibilidade se dá com a postagem de processos de importante valor histórico no site da Companhia Editora de Pernambuco (link externo)(Cepe). Trata-se de um conjunto de dissídios coletivos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, em 2012, que faz parte do acervo do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

A pesquisa pública na plataforma on-line tornou-se possível graças à parceria entre o Memorial e a Cepe. Ao tomar conhecimento do acervo de 1.294 processos  marcados pela relevância histórica, o diretor da editora, jornalista Ricardo Leitão, tornou-se entusiasta do projeto. A digitalização foi realizada sem nenhum custo para o Tribunal.

Com a iniciativa garante-se a preservação da memória de importante período dos conflitos entre capital e trabalho na sociedade brasileira, tanto na cidade quanto no campo, e facilita o estudo e a difusão do conteúdo. Como informa o texto de abertura do site, a página na internet é um “requisito fundamental à pesquisa e à produção de conhecimento científico e cultural.”

O lançamento oficial do acervo na internet ocorre nesta quinta-feira (11), às 16h, durante evento inserido na programação da 4ª Semana Nacional dos Arquivos, pelo Youtube.

No evento, as conferências abordam a contribuição dos Memoriais de Justiça do Trabalho para a sociedade do conhecimento, com a participação dos palestrantes Anita Lübbe, juíza do Trabalho do TRT-RS e presidente do Memojutra; Marcília Gama, professora doutora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Ademir Bezerra, doutorando em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Texto: Eugenio Jerônimo

Ilustração: André Félix

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte. Divisão de Comunicação Social Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
    imprensa@trt6.jus.br