JavaScript não suportado

 

Progepe promove curso de enfrentamento ao racismo institucional

   A UFRPE torna pública a abertura das inscrições para o curso Enfrentamento ao Racismo Institucional e Promoção da Equidade Étnico-racial + Heteroidentificação – Políticas de Implantação e Procedimentos para Comissões. 

É sabido que o racismo é um fenômeno que tanto pode se desvelar através de práticas interpessoais – mostrando a sua face estruturante nas relações sociais cotidianas numa dada sociedade –, assim como pode ser captado por sua outra faceta, aquela que surge das relações estruturais e institucionais. O objetivo desse curso é demonstrar como o racismo se engendra nas estruturas da sociedade capitalista ampliando as desigualdades entre grupos sociais e impedindo que a sociedade brasileira proporcione consciência étnico-racial. Vamos tratar nesse curso dos impactos da alienação étnico-racial para as ações afirmativas e a implantação das Comissões de Heteroidentificação.

A formação tem o objetivo de capacitar os servidores da UFRPE para noções básicas sobre o racismo estrutural, as ações afirmativas e as comissões de heteroidentificação. O curso terá duração de 20h com certificação e ocorrerá através da plataforma Classroom e Google Meet com a exposição dialogada da parte conceitual, bem como discussões práticas com as/os cursistas que optarem por atividade síncrona.

Faremos 5 encontros síncronos entre os dias 14 a 25/09/2023 e a gravação dos mesmos ficará disponível no Classroom para consulta para os/as cursistas que optarem por realizar atividades assíncronas. Os encontros síncronos serão nos dias 14, 18, 20, 22 e 25/09 e ocorrerão das 10h às 12h.

Informações sobre o curso:

Inscrições: 04/09 a 12/09/2023
Realização: 14 a 25/09/2023
Modalidade: à distância
Plataforma: Classroom e Google Meet
Instrutor: Diego da Costa Vitorino
Agente de Capacitação: Não houve disponibilidade orçamentária

 

Ementa:

  • Módulo 1 – Racismo Científico – mazelas da escravização no século XIX; e Racismo Estrutural no século XIX (Clóvis Moura). 
  • Módulo 2 - Massificação da população Brasileira; Mito da Democracia Racial e Mestiçagem.
  • Módulo 3 – Registro e categorização étnico-racial da população no Brasil; Identidade Nacional no Brasil do século XX; e Racismo Estrutural no século XX.
  • Módulo 4 – As Políticas de Ações Afirmativas e o Combate ao Racismo.
  • Módulo 5 – Bancas de Heteroidentificação.
     

Público-alvo: Todas/os as/os servidoras/es

Inscrições Limitadas: Máximo 60 participantes

Formulário de inscrições  Formulário de Inscrições: Enfrentamento ao Racismo Institucional

Mais informações: sab.progepe@ufrpe.br