JavaScript não suportado

 

[PREF. DO RECIFE] Mais Vida nos Morros tem programação virtual na Semana do Meio Ambiente

INOVAÇÃO URBANA | 31.05.20 - 14H58

Mais Vida nos Morros tem programação virtual na Semana do Meio Ambiente

A programação será online, em virtude do novo coronavírus

A partir desta segunda-feira (01/06), em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o programa Mais Vida nos Morros preparou uma série de atividades virtuais que envolve a temática “Pensar no futuro é agir agora”. Serão abordados temas como culinária sustentável, desperdício de alimentos, educação ambiental, agricultura urbana, upcycling e reciclagem criativa, sustentabilidade das cidades e, também, sorteio de livro de receitas sustentáveis, além de uma oficina para aprender a como fazer um brinquedo reciclado. O evento contará com bate-papo, oficinas e lives que serão transmitidas através das redes sociais, e se estendem até sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Toda a programação é gratuita e poderá ser acessada através do site www.facebook.com/maisvidanosmorroswww.instragram.com/maisvidanosmorros . 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEGUNDA-FEIRA (01/06) 

No Facebook e Instagram, às 11h

Divulgação para concorrer ao sorteio do livro “Receitas de Culinária Sustentável”, com dedicatória de Angélica Nobre.

No Facebook do Mais Vida nos Morros, as 16h

Tema: Como evitar o desperdício de alimentos em tempos de coronavírus

Angélica Nobre, gestora ambiental, trabalha na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, onde ministra oficinas e palestras sobre o aproveitamento total do alimento e práticas sustentáveis no programa Mais Vida nos Morros. Ela falará sobre culinária sustentável e economia doméstica em tempos de coronavírus. 

Cris Santos, nutricionista, especialista em segurança dos alimentos. Abordando os cuidados com a manipulação e armazenamento dos alimentos, bem como o valor nutricional de aproveitar totalmente o alimento e evitar o desperdício.

Jamily Brito, integrante da iniciativa Green Girl, falando sobre a ação voluntária que transformou 80 litros de óleo de cozinha em 800 sabões ecológicos e mais de 100 litros de detergentes ecológicos, que foram distribuídos para comunidades do Recife. 

Raynaia Uchôa, jornalista e mediadora, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife. 

No Instagram do Mais Vida nos Morros, as 19h

Bate-papo: como diminuir o plástico na sua vida?

Jéssica Cavalcanti, Jéssica Cavalcanti, bibliotecária, amante de gatos, ativista ambiental e empreendedora. Fundadora da loja @pannomeu, da @veganopuro_ e dos canais de informação @littlewaste_ e @infonormas. 

Isabelle Santos, permacultora, trabalha na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, onde desenvolve projetos na área de meio ambiente através do programa Mais Vida nos Morros.

 

TERÇA-FEIRA (02/06) 

No Instagram do Mais Vida nos Morros, as 15h

Oficina: Aprenda a fazer brinquedos com materiais recicláveis que você tem em casa

Com Laís Morais, Arquiteta e Urbanista, especialista em primeira infância no programa Mais Vida nos Morros

No Facebook do Mais Vida nos Morros, as 17h 

Tema: Tendências ecológicas em um mundo pós-covid-19

Isabelle Santos, permacultora, trabalha na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, onde desenvolve projetos na área de meio ambiente através do programa Mais Vida nos Morros. Idealizou e implantou junto com os seus vizinhos a Horta Comunitária de Casa Amarela, responsável por impulsionar e fortalecer o movimento da agricultura urbana na cidade.

Claudia Visoni, paulistana, jornalista, ambientalista, permacultora e agricultora urbana, cultiva alimentos em casa e na Horta das Corujas (Vila Madalena).  É articuladora de redes de permacultura, uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos e do Movimento Cisterna Já, além de ativista antirresíduos e pró-compostagem.

Clara Khan, artista visual, arteterapeuta em formação. É integrante do coletivo Jardim Secreto, estudante do curso técnico em agroecologia do curso SERTA e estagiária do projeto BERSO, onde faz parte da equipe de elaboração do jardim agroecológico da UFPE, utilizando tecnologias acessíveis.

Raynaia Uchôa, jornalista e mediadora, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife. 

 

QUARTA-FEIRA (03/06)

Ação do Mais Vida é Ficar em Casa

Em Pedra Bonita e no Sítio São Brás, a partir das 9h

Campanha “Doar para Ganhar”, troca de tampinhas por garrafinhas de 500ml de álcool 70, com a participação de embaixadores do Mais Vida nos Morros e dos moradores

No Facebook do Mais Vida nos Morros, as 18h 

Tema: Repensando a educação ambiental em tempos de pandemia

Augusto Fernandes, engenheiro agrônomo, trabalha na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, onde atua como responsável técnico pelas intervenções de paisagismo em áreas consideradas como vazios urbanos e pontos críticos de lixo, indicando as plantas adequadas e quantitativo de insumos para cada espaço. Além disso, coordena a implantação de hortas, pomares e jardins comunitários, e ministra oficinas e palestras sobre práticas sustentáveis. Possui 10 anos de experiência atuando com horticultura, irrigação, nutrição de plantas e manejo de pragas e doenças em plantas, com ênfase no controle natural. Participou da criação de espaços urbanos voltados para conscientização ambiental e agricultura urbana no Recife. 

Nélio Fonsêca, professor e ambientalista. Atua como responsável pela compensação ambiental e Chefe de Divisão na Prefeitura do Recife. Ativista ambiental já recebeu o Prêmio Vasconcelos Sobrinho da CPRH e homenagem especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Prêmio Pau Brasil da reitoria de extensão da UFRPE dentre outros como reconhecimento pelo plantio e distribuição de mais de 40 mil mudas da Mata Atlântica e inúmeras palestras voluntárias de educação ambiental.

Hamon Donnavan, biólogo, idealizador do projeto Alto Sustentável, no Alto José do Pinho, voltado para o cuidado com o meio ambiente e a inclusão social. O projeto atua em várias frentes, uma delas é a educação ambiental, tentando conscientizar os moradores e frequentadores do bairro a descartar o lixo da forma correta.  Também há mutirões de reciclagem, oficinas de grafite e intervenções urbanas, que envolvem crianças, adolescentes e adultos.

Raynaia Uchôa, jornalista e mediadora, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife. 

 

QUINTA-FEIRA (04/06)

No Instagram do Mais Vida nos Morros, as 17h

Oficina: como fazer um bolo sustentável. Anúncio dos ganhadores do livro Receitas de Culinária Sustentável.

Com Angélica Nobre, gestora ambiental, especialista em culinária sustentável 

No Facebook do Mais Vida nos Morros, as 19h 

Tema: Como a reciclagem criativa transforma lixo em fonte de renda

César Araújo, arquiteto e urbanista, falando sobre a técnica do Upcycling e o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, como também os benefícios de usar a reciclagem criativa em tempos de isolamento social.

Bárbara Lima, fundadora do Movimento Pernambuco Sem Lixo, falando sobre suas ações na cidade, principalmente na comunidade de Ilha de Deus, e contando um pouco da sua experiência em visita a cidade de São Francisco, na Califórnia, onde conheceu o funcionamento das cooperativas de reciclagem e da agência de reciclagem do Estado. 

Raynaia Uchôa, jornalista e mediadora, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife. 

 

SEXTA-FEIRA (05/06)

Dia Mundial do Meio Ambiente