[G1 PE] Eleito com 85% dos votos, Marcelo Brito Carneiro Leão é nomeado reitor da UFRPE

Eleito com 85% dos votos, Marcelo Brito Carneiro Leão é nomeado reitor da UFRPE

Professor foi eleito por docentes, alunos e técnicos administrativos, em consulta feita na universidade, em novembro de 2019. Nomeação é válida a partir do dia 11.

Por G1 PE

Foi nomeado nesta segunda-feira (4) o novo reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Brito Carneiro Leão. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial da União, a nomeação é válida a partir do dia 11 de maio, quando ele assume o cargo por quatro anos, junto ao professor Gabriel Rivas, eleito vice-reitor (veja vídeo acima).

Marcelo Brito Carneiro Leão foi eleito pela comunidade universitária com mais de 85% dos votos. Ele substitui a professora Maria José de Sena, com quem exerceu as últimas duas gestões na função de vice-reitor.

A votação para os novos reitor e vice-reitor ocorreu em 8 de novembro de 2019, de um total de 7.854 participantes. OS candidatos da Chapa 1, De Mãos Dadas pela UFRPE, receberam 6.575 do total de votos, sendo 814 de professores, 591 de técnicos administrativos e 5.170 dos estudantes.

O novo reitor é pós-doutor no uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências pela Universitat de Barcelona (Espanha), doutor e mestre em química computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em licenciatura em química pela UFRPE.

De acordo com a universidade, ele é conhecido pela comunidade acadêmica pela "grande interatividade por meio de mídias sociais e ferramentas digitais".

Na instituição de ensino, Marcelo Brito Carneiro Leão é professor titular e ministra aulas no curso de licenciatura em química e no programa de pós-graduação em ensino de ciências.

Gabriel Rivas de Melo, por sua vez, tem graduação em estatística pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), graduação em engenharia agronômica pela UFRPE, especialização em gestão da informação e mestrado em matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em biometria e estatística aplicada. Ele é professor do Departamento de Estatística e Informática.

Marcelo Brito Carneiro Leão (à esquerda) e Gabriel Rivas (à direita) são os novos reitor e vice-reitor da UFRPE, respectivamente — Foto: Fernando Azevedo/UFRPE/Divulgação