JavaScript não suportado

 

UFRPE e FUNDAJ lançam pesquisa colaborativa sobre as condições de acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior Público

Nesta quinta-feira 30 de março, a UFRPE, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ, faz o lançamento da pesquisa intitulada "Educação: Condições de acesso e permanência para garantia da qualidade". O evento é gratuito e acontece a partir das 9h na Sala Verde, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) .

Durante o Seminário, os/as pesquisadores/as envolvidos/as no projeto, além de apresentar pesquisas preliminares existentes, particularmente desenvolvidas na Universidade de Pernambuco (UPE), na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e pelo movimento Levante da Juventude, procurarão traçar cenários para reflexões sobre acesso e permanência de estudantes no ensino superior público, e também na UFRPE, foco particular dos estudos.

Este projeto, Educação: Condições de acesso e permanência para garantia da qualidade, tem a coordenação geral da socióloga Cibele Rodrigues, da FUNDAJ, docente da Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades/PPGECI - FUNDAJ/UFRPE. Contudo, no âmbito da UFRPE, se objetiva congregar esforços de diferentes instâncias para interlocução, inicialmente, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC) e Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), mas com perspectiva de ampliar outras instâncias. Para tanto, entre os/as pesquisadores/as que participam desta pesquisa estão os professores Diego Vitorino e José Nilton de Almeida, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB/UFRPE); Gilvânia de Oliveira Silva de Vasconcelos, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato/NAC; Bruna Tarcília Ferraz, Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades/PPGECI, todos/as docentes do Departamento de Educação, além da docente Marliete Soares da Silva, da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI).