UFRPE divulga edital de seleção para o Centro de Educação Infantil Ariano Suassuna

CMEI ariano suassuna

A comunidade universitária da UFRPE deve ficar atenta ao cronograma de participação no processo de seleção para vagas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ariano Suassuna. Foi divulgado, nesta segunda-feira (03/06), pela Reitoria da UFRPE, o edital da seleção simplificada Nº 10/2019, que estabelece as condições de preenchimento das vagas na CMEI destinadas a filhos(as) de estudantes, docentes e técnicos(as) administrativos(as) da UFRPE. As vagas são para período integral – manhã e tarde.

No dia 11 de junho, será realizada a entrega das senhas para a inscrição no processo, das 10h às 15h e das 17h às 20h, na recepção do Centro de Ensino de Graduação (CEGOE). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma presencial, nos dias 12 e 13 de junho, em três horários específicos: das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 17h às 20h, no térreo do CEGOE.

Ao todo, a UFRPE disponibilizará 31 vagas nos três grupos da seleção. No grupo 1, serão disponibilizadas 10 vagas para crianças nascidas de 1º de abril de 2017 a 31 de março de 2018. Para o grupo 2, serão ofertadas 10 vagas para crianças nascidas entre 1° de abril de 2016 e 31 de março de 2017. O grupo 3 selecionará 10 crianças nascidas entre 1º de abril de 2015 e 31 de março de 2016. A última vaga disponível será destinada ao grupo que tiver maior número de inscritos.

De acordo com o edital de seleção, podem participar da seleção filhos de servidores(as) ativos(as) (docentes e técnicos administrativos) e de estudantes regularmente matriculados(as) na UFRPE.

Por determinações da legislação, que estabelece que todas as crianças têm o direito à educação infantil indiscriminadamente, não haverá reserva de vagas por segmento da comunidade universitária.

Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas disponíveis em cada grupo, será realizado um sorteio com a presença na presença dos(as) interessados(as), no dia 17 de junho, no Salão Nobre da UFRPE, 10h. Serão sorteados 50% a mais que o quantitativo de vagas para composição de cadastro reserva.

A divulgação com os nomes dos(as) selecionados(as) será realizada no dia 19 de junho, no site institucional da UFRPE: www.ufrpe.br.

O CMEI Ariano Vilar Suassuna, localizado no bairro de Dois Irmãos, é fruto de uma parceria interinstitucional iniciada em 2008 e formalizada em 2010, entre UFRPE e Prefeitura do Recife. O novo equipamento busca atender a demanda histórica das comunidades do entorno e da universidade. O espaço foi construído num terreno cedido pela UFRPE, que fica próximo à Biblioteca Central da universidade. A Prefeitura foi a responsável pela execução da obra e pela contratação das equipes pedagógica e administrativa. A UFRPE, por meio de seus departamentos acadêmicos, vai contribuir no processo de gestão e, ao mesmo tempo, utilizar do espaço para a realização de projetos ensino, pesquisa e extensão.

A previsão é de que o centro de educação infantil oferte 122 vagas quando estiver em pleno funcionamento, sendo disponibilizadas 50% das vagas para a comunidade universitária da UFRPE e outros 50% para as comunidades do Sítio dos Pintos, Sítio São Braz, Córrego da Fortuna, entre outras vinculadas ao bairro de Dois Irmãos. A Prefeitura do Recife ficará responsável pela seleção das crianças das comunidades do entorno, e a UFRPE pela indicação dos meninos e meninas da comunidade universitária.

Confira os detalhes da seleção no anexo abaixo.