Setembro Amarelo da UFRPE traz a arte como elemento de saúde emocional

card de divulgação da campanha, com duas mãos negras juntas e a frase "Sua vida é muito importante para nós"

A arte como instrumento de apoio à saúde mental e emocional. É com base nessa ideia que a UFRPE, por meio do Núcleo do Cuidado Humano (NCH), preparou a campanha do Setembro Amarelo deste ano. Intitulada Abrace-nos com a sua arte, a campanha é dividida em duas ações: a participação da comunidade universitária, que vai apresentar expressões artísticas por meio de fotos ou vídeos, e também a promoção de lives artísticas e acadêmicas envolvendo a arte e seus diversos aspectos no âmbito da qualidade de vida e do bem estar.

De 1º a 30 de setembro, a equipe do Núcleo receberá, por meio de e-mails e outros canais – todas as orientações estão no perfil do NCH no Instagram, @nchufrpe – fotos e/ou vídeos de qualquer atividade artística que se relacione com o bem estar e o enfrentamento das dificuldades por estudantes, docentes e técnicos(as) da UFRPE. Para convidar a comunidade, o grupo elaborou vídeo musical com a participação de diversos atores da Instituição. Confira: https://www.instagram.com/p/CEMcPvaHs2U/

Segundo o coordenador do Núcleo, professor Hugo Monteiro Ferreira, a arte, neste momento, é a representação do abraço, um motivo de alegria para compartilhar com toda a comunidade.  “As pessoas vão mandar pequenos vídeos e fotos de atividades que estejam fazendo em casa e que ajudem, de alguma forma, na melhoria de sua qualidade de vida e estado emocional e mental. Tudo será publicados nas redes sociais digitais do NCH”, explica.

Ao mesmo tempo, durante todo o mês, foi montada programação de lives artísticas, com quatro convidados (as), de teatro, música, literatura, que vão falar sobre a perspectiva deles na importância das artes para uma vida melhor, cuidado, antirracismo, convivência saudável. A programação também inclui o eixo acadêmico, com quatro convidados(as) para tratar da saúde emocional e mental no campo científico, apresentando resultados de pesquisa e discussões teóricas.

“O nosso Setembro Amarelo tem o objetivo tratar a prevenção ao suicídio na promoção da saúde mental e emocional. Com qualidade de vida, a gente diminui os índices”, ressalta o professor Hugo.

Veja a programação completa no anexo abaixo.