Servidora da UFRPE lança livro sobre teatro científico-experimental

capa do livroDe autoria da servidora da UFRPE Enery de Sousa Melo, o livro "Viagem ao Mundo do Teatro Científico-Experimental: aplicações no ensino de Física" foi lançado neste mês de maio. A partir de relatos de experiências realizadas, sugestões e orientações para propostas de implementação, a narrativa instiga professores dos vários níveis e disciplinas a se aventurarem pelo mundo do teatro em sala de aula no sentido da popularização da ciência.

A obra apresenta uma nova proposta de teatro, o Teatro Científico-Experimental, forjado em pressupostos da Teoria dos Construtos Pessoais de Geroge Kelly e em elementos do teatro didático de Berthold Brecht.

“O livro lança um novo olhar sobre o uso do teatro para o ensino de ciências, a popularização da ciência e divulgação cientifica”, afirma Enery de Sousa Melo. “Escrita de forma leve e direta, esta obra pode ser compreendida por um público bastante variado, professores e estudantes de várias áreas do conhecimento que buscam inspiração para inovar em suas vidas educativa e cotidiana”, complementa a autora.

O livro é resultado da pesquisa de doutorado em Ensino das Ciências, realizada com orientação da professora Dra. Heloisa Bastos (UAG/UFRPE). O Teatro Científico busca favorecer o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento. A obra apresenta a proposta desse novo tipo de teatro e relata algumas das principais experiências desenvolvidas com o Teatro Científico, realizadas, principalmente, nas atividades do grupo de extensão da UFRPE Desvendando o Céu Austral.

A proposta de popularização de ciência por meio do teatro faz parte da trajetória acadêmica da autora. Ao longo de da graduação e pós-graduação, Enery de Sousa Melo buscou ter contato com pesquisadores e orientadores que tivessem essa temática como preocupação de pesquisa.

enery melo“Eu fui orientada de Adauto Souza e Ernande Barbosa do Departamento de Física, durante a Licenciatura em Física. No Mestrado, fui orientanda de Alexandro Tenório do Departamento de Educação e no doutorado de Heloisa Basto da UAG/UFRPE e fiz um período de 3 meses de doutorado sanduíche, na Universidade de Montpelllier 2, na França, com orientação do professor Manuel Bächtold”, resume a autora.

De acordo com o professor Alexandro Cardoso Tenório, “Uma Viagem ao Mundo do Teatro Científico” foi calcado em experiencias vividas e refletidas pela autora, em diálogo com estudantes, professores e comunidade, pode ser visto como um mapa, trazendo uma rede de possibilidades, para guiar os mochileiros viajantes, na conquista de uma educação, que rompa com a tradição da aula centrada no professor, do aprendizado  divorciado do ensino e da prova, como medida da capacidade do aluno de reproduzir as informações assimiladas.

“Ao final da leitura da obra saímos com a convicção de que novas formas de educar, de compartilhar saberes, de trocar experiencias, de construir conhecimento, novas formas de socializar os saberes científicos, podem e precisam necessariamente superar o ensino fragmentado dos conteúdos tradicionais, valorizando a construção histórica e social dos conhecimentos científicos, visando a apropriação pela população da ciência como um valor cultural”, enfatiza o pesquisador.

Dados do livro:

Título: Viagem ao Mundo do Teatro Científico-Experimental: aplicações no ensino de Física
Editora: Appris
Autora: Énery G. de Sousa Melo