SBPC realiza hoje 2º debate da Série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”

WhatsApp Image 2022 08 31 at 09.14.30

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quarta-feira, 31 de agosto, às 18h, o segundo debate da série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”, com o tema “Ciência e meio ambiente”. As atividades, que começaram ontem (30) e vão até o dia 6 de setembro, contarão com debates presenciais e online com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube.

A atividade desta quarta terá como apresentadora Rosa Carmina de Sena Couto, secretária regional da SBPC no Pará, e contará com a participação de Ima Célia Guimarães Vieira, pesquisadora do Museu Emílio Goeldi e conselheira da SBPC, e Edna Maria Ramos de Castro, professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, o Bicentenário da Independência é uma ótima oportunidade para deixar claro como a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação, a cultura, a saúde, o meio ambiente e a inclusão social, valores que a SBPC defende e apoia desde sua fundação, são decisivos para garantir a soberania nacional.

“A independência não é algo que só se refere ao passado. Por isso, queremos debater o presente e pensar o futuro. Mostrar como que esse círculo virtuoso –ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social  – pode garantir a soberania do Brasil”, diz.

Cláudia Linhares Sales, diretora da SBPC, conta que os temas foram escolhidos com a intenção de capturar o momento atual, de crises em vários aspectos. Segundo ela, que somente com a ciência o País poderá alcançar a real independência e é isso que os debates querem mostrar. “São temas importantes que não podem passar em branco nessa reflexão sobre a Independência. Os desafios que a nação brasileira enfrenta atualmente são gigantes. A gente não vai sair da crise da educação ou do meio ambiente sem ciência. A gente não vai alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável sem ciência”, diz.

O evento é parte da série de debates que trarão discussões sobre como a ciência contribui para a soberania e independência nacional em diversos setores. O primeiro evento debateu “Ciência e desenvolvimento industrial”. Os próximos temas serão “Ciência e meio ambiente”, “Ciência e educação”, “Ciência e saúde” e “Ciência e desenvolvimento sustentável”.

Veja abaixo as próximas atividades da Série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”:

31/08 às 18h – CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE
Palestrante: Ima Célia Guimarães Vieira
Apresentadora: Rosa Carmina de Sena Couto (SBPC-PA)
Debatedor: Edna Maria Ramos de Castro (UFPA)

01/09 às 14h – CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
Palestrante: José Francisco Soares (UFMG)
Apresentador: Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG/SBPC)
Debatedor: César Callegari (ex-secretário de Educação Básica do MEC)

02/09 às 14h – CIÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA
Palestrante: Daniel Cerqueira (IPEA)
Apresentadora: Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão (SBPC-PE/UFRPE)
Debatedor: Murilo Cavalcanti  (secretário de Segurança Cidadã – Prefeitura do Recife)
Modalidade: presencial com transmissão ao vivo (youtube.com/canalsbpc)
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Auditório do Centro de Ensino de Graduação/CEGOE

05/09 às 18h – CIÊNCIA E SAÚDE
Palestrante: Nísia Trindade Lima (Fiocruz-RJ)
Apresentadora: Lígia Bahia (SBPC-RJ)
Debatedor: Paulo Niemeyer Soares Filho (ANM)
Modalidade: presencial com transmissão ao vivo (youtube.com/canalsbpc)
Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências – ABC (Rua Anfilófio de Carvalho, nº 29 – 3º andar).

06/09 às 16h – CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palestrante: Paulo Artaxo (USP)
Apresentadora: Giselle Zenker Justo (SBPC-SP I)
Debatedora: Izabella Teixeira (ex-ministra do Meio Ambiente)