JavaScript não suportado

 

Proplan em 5 minutos: Quer implementar uma Gestão Sustentável em sua unidade organizacional?

Em postagem anterior, abordamos sobre a importância da Responsabilidade Socioambiental e seu papel crescente nas Organizações (http://www.ufrpe.br/br/content/proplan-em-5-minutos-o-que-%C3%A9-responsabilidade-socioambiental)

O conceito mais usual sobre Responsabilidade socioambiental (ou social) advém da ISSO 26000. A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Trata-se de um meio de promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja melhorada. Muitas organizações adotam as normas da ISO e as utilizam como boas práticas, mesmo sem almejar certificação; mas, no caso específico da ISO 26000/2010 se trata de uma norma de diretrizes de uso voluntário mesmo, que não visa nem é apropriada a fins de certificação. A ISO 26000 é adequada para organizações de todas as naturezas, sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos; possui sete temas centrais dentre os quais um é o “meio ambiente”. Todavia, o conjunto de temas centrais pode ser considerado como fortalecedores do que chamamos de sustentabilidade.

Agora que sabemos que a Responsabilidade Socioambiental diz respeito à responsabilidade de uma organização pelo impacto de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente, e que tal conceito advém, principalmente, da ISO 26000. Fica a pergunta, como a UFRPE esta efetivamente realizando ações que fortalecem a Responsabilidade Socioambiental da Instituição? E como meu setor de trabalho pode se engajar nisso?

A resposta a essa pergunta pode ser encontrada acessando o Plano de Logística Sustentável (PLS) e seu relatório (http://www.proplan.ufrpe.br/br/content/coordenadoria-de-sustentabilidade); o PLS apresenta as principais linhas de atuação da gestão neste quesito, com metas e indicadores, visando o alcance de alvos que se correlacionam de algum modo com finalidades mais amplas, estabelecidas em documentos internacionais, como é o caso dos OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVE (Agenda 2030) da ONU.

Portanto, tudo isso se trata de iniciativas que fortalecem o tema na Organização, mas que ainda apresenta longa estrada pela frente, contudo, você servidor (a), pode e deve se apropriar desses temas, para sugerir, cobrar e implementar em sua unidade organizacional, práticas semelhantes. E já que falamos em Plano de Logística Sustentável e de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que tal abordarmos isso nos próximos capítulos? Acompanhe-nos e logo mais falaremos sobre isso!

O Proplan em 5 minutos é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.