Projetos de extensão mapeiam caminhos hídricos e árvores tombadas na UFRPE

mapa com as árvores do campus

Conhecendo as árvores da Rural e Caminho das águas: desbravando os campos hídricos da Rural são dois projetos de extensão desenvolvidos por estudantes de Engenharia Florestal e de Pesca. Os discentes, capitaneados pelo docente Ângelo Brás Callou, fizeram um levantamento e um mapeamento dos espaços arbóreos e hídricos do campus Recife.

Segundo levantamento, a UFRPE possui cerca de 850 árvores nas quatro áreas principais do campus Recife. Os benéficos trazidos pelas árvores urbanas, principalmente no que diz respeito à purificação do ar e ao equilíbrio térmico é popularmente conhecido e isto fez com que algumas árvores fossem tombadas na UFRPE, para garantir a preservação, assim como este equilíbrio ambiental.

O projeto se propôs a elaborar um roteiro que buscou estimular as pessoas a visitarem os indivíduos arbóreos tombados e de importância histórica no campus, como forma de propagar sua importância ambiental, com os públicos internos e externos à UFRPE.

Este projeto estimulou os estudantes de Engenharia de Pesca a realizar um projeto similar, desta vez mapeando os corpos hídricos da UFRPE. O projeto se intitulou Caminho das águas: desbravando os corpos hídricos da UFRPE. O objetivo principal foi o de criar um roteiro para recepcionar alunos calouros dos curso de Engenharia de Pesca e de Tecnologia em Aquicultura, como estratégia de iniciá-los em temas como limnologia, ictiologia, e aquicultura, pertinentes a essas formações acadêmicas.