Pensamento Lean é tema de webinário gratuito e com certificado de participação

jornada da cultura digital

O Pensamento Lean (ou Lean Thinking) é o tema do webinário desta terça-feira (30/06) da Jornada da Inovação e Cultura Ágil da UFRPE. Iniciada desde o último dia 25/06, a Jornada é uma oportunidade de formação para os que desejam se aprofundar no conhecimento sobre os desafios da gestão contemporânea, seja em organizações públicas e privadas. Ao todo, 12 encontros com temáticas diversas estão previstos na programação, que acontece sempre às terças e quintas no canal da UFRPE YouTube (www.youtube.com/ufrpeoficial), sempre às terças  e quintas, às 17h. Os participantes receberão certificado de 2 horas de participação em cada um dos debates promovidos.

As inscrições para o webinário devem ser feitas até as 15h desta terça, no link https://bit.ly/318ywzl

card pensamento leanO Pensamento Lean é uma filosofia de gestão baseada no Sistema Toyota de Produção (TPS). Adotada por várias organizações no mundo todo, concentra-se na eliminação sistemática de desperdícios e na contínua agregação de valor. O webinário desta terça-feira (30/06) apresenta uma introdução ao Pensamento Lean, através de conceitos e princípios dessa proposta.

Para ter direito ao certificado é necessário fazer a inscrição prévia em cada webinário e responder o formulário que será disponibilizado a cada edição.

As inscrições para os primeiros webinários já estão abertas nos links abaixo:

1) Cultura Ágil (realizado em 25/06);

2) Pensamento Lean (30/06)

3) Gestão 3.0 (02/07)

4) Transparência Através do Feedback (07/07)

O webinário Pensamento Lean será ministrado pela professora doutora Teresa Maciel, do Departamento de Estatística e Informática (Deinfo) e da Secretaria de Tecnologias Digitais da UFRPE. Teresa Maciel é doutora em Engenharia de Software, com tese em Agilidade Organizacional e MBA em Gestão de Negócios. A docente possui larga experiência em gestão de Tecnologia da Informação (TI), gestão da qualidade, processos e métodos de TIC e melhoria organizacional. É organizadora de eventos, sendo uma das criadoras do Agile Brazil e Agilidade Recife.

A Jornada

A iniciativa é uma ação promovida em conjunto por setores estratégicos na gestão da UFRPE. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), Instituto de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo (Ipê), Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) e Assessoria de Comunicação (Ascom) fizeram um trabalho colaborativo no sentido de oportunizar momentos de formação para servidores, estudantes e público externo da Universidade.

A Jornada será dividida ao todo em três blocos temáticos, cada um contendo 4 webinários com temas específicos. O primeiro módulo, cuja temática será Cultura Organizacional, contará com os seguintes assuntos: Cultura Ágil (25/06), Pensamento Lean (30/06), Gestão 3.0 (02/07) e Transparência Através do Feedback (07/02). A primeira rodada de debates será ministrada pela professora Teresa Maciel, do Departamento de Estatística e Informática (Deinfo) Secretária de Tecnologias Digitais da UFRPE.

O segundo bloco temático terá como foco os Métodos voltados à implementação da inovação e da gestão ágil. Planejamento Dinâmico com OKR (09/07), Scrum (14/07), Kanban (21/07) e Design Thinking (23/07) fazem parte desse módulo. A professora Teresa Maciel dará início a este bloco com o primeiro encontro. Os três últimos serão ministrados pela professora Suzana Sampaio, do Departamento de Computação (DC) da UFRPE.

No terceiro e último bloco temático, o Empreendedorismo passa a ser o tema central. O primeiro webinário do módulo (28/07) terá como pauta Lean Sartup, sendo ministrado pelo professor Marcos Cardoso, do DC UFRPE e Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Ele também será responsável pelo segundo tema desse bloco: Captação de Recursos e a Propriedade Intelectual (30/07). Inovação e Empreendedorismo Social será tema do terceiro encontro, a ser debatido pelo professor Ricardo Souza, do DC e Diretor do Instituto Ipê da UFRPE. Por fim, a professora Andreza Alencar (DC) abordará o Empreendedorismo Feminino (06/08) no webinário que finalizará a Jornada de Inovação e Gestão Ágil da UFRPE.

Programação:

jornada programação