[NOTA OFICIAL] Informes sobre os bloqueios orçamentários e financeiros na UFRPE

Com o intuito de deixar a comunidade universitária ciente da situação dos bloqueios orçamentários e financeiros nas universidades, a Administração Superior da UFRPE informa que:
1. O orçamento da UFRPE sofreu cortes da ordem de 50% nos últimos 4 anos;
2. No dia 28/11, o governo federal bloqueou o orçamento restante das universidades - o que ainda não havia sido empenhado. No caso da UFRPE, cerca de 4 milhões;
3. No dia 30/11, o governo recuou do bloqueio que impedia novos empenhos, porém bloqueou 100% do financeiro, que é o recurso necessário para enviar a banco o pagamento de todas as ações da UFRPE e que normalmente começa a ser enviado do MEC para as universidades no início de cada mês. O MEC informou, por nota, que não enviará financeiro no mês de dezembro;
4. Em relação as bolsas e auxílios pagos diretamente pela UFRPE, no início do ano, foram empenhados na sua totalidade para todo o 2022, a fim de garantir o valor orçamentário necessário para seus pagamentos, considerando a prioridade dessa ação. E, todo início de mês, quando da chegada de financeiro - o que em dezembro não chegou, enviou-se o pagamento de bolsas e auxílios como os primeiros pagamentos. Infelizmente, no caso de dezembro, aguarda-se ainda tal liberação.

Toda a gestão e pessoas envolvidas com a Instituição estão mobilizadas e trabalhando para tentar reverter este bloqueio, de forma individual e através da Andifes, junto ao governo. A qualquer novidade, a comunidade será informada.