Lançado edital de seleção para mestrados e doutorados da UFRPE e da UFAPE

UFRPE

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação lançou, no dia 13/10, o edital de seleção dos Programas de Pós-Graduação para ingresso nos mestrados e doutorados da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As inscrições se iniciam às 10h do dia 19 de outubro e seguem até as 23h59 de 17 de novembro, devendo ser realizadas através da página de editais www.editais.prppg.ufrpe.br, onde também podem ser encontradas as Normas Complementares de inscrição de cada um dos programas. A taxa de inscrição custa R$50,00. Candidatos podem solicitar isenção até o dia 8 de novembro.

São oferecidas um total de 443 vagas de Mestrado no campus Recife/Dois Irmãos entre os programas de Administração e Desenvolvimento Rural, Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas), Biociência Animal,  Biometria e Estatística Aplicada, Ciência do Solo, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Florestais, Controladoria, Educação, Cultura e Identidades, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Ensino das Ciências Entomologia, Estudos da Linguagem, Etnobiologia e Conservação da Natureza, Física Aplicada, Fitopatologia, Informática Aplicada, Medicina Veterinária, Química, Recursos Pesqueiros e Aquicultura,  Saúde Única, Tecnologia e Gestão em Educação a Distância e Zootecnia.

Do total de vagas ofertadas para Mestrado, 78 são reservadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou trans. Além dessas, 26 vagas extras são exclusivas para os Servidores da UFRPE.

O edital divulgado nesta terça (13/10) também oferta 15 vagas na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) no Programa de Engenharia Física, e 16 vagas de Mestrado na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), nos Programas de Biodiversidade e Conservação, e Produção Vegetal. No total das vagas das Unidades Acadêmicas, 14 vagas são reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou trans, além de 5 vagas extras exclusivas para os Servidores da UFRPE.

DOUTORADO

Além disso, são oferecidas 134 vagas de Doutorado na Sede Recife - Campus Dois Irmãos entre os programas de Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas), Biociência Animal, Biometria e Estatística Aplicada, Ciência do Solo, Ciências Florestais, Engenharia Agrícola, Entomologia, Etnobiologia e Conservação da Natureza, Fitopatologia, História, Medicina Veterinária, Química,  Recursos Pesqueiros e Aquicultura e Zootecnia sendo 21 destas vagas reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou trans, além de 15 vagas extras exclusivas para os Servidores da UFRPE.

UFAPE

NO edital divulgado pela PRPPG/UFRPE também são oferecidas 43 vagas de Mestrado na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE. As vagas são distribuídas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens, Ciências Ambientais, Produção Agrícola e Sanidade e Reprodução de Animais de Produção.