JavaScript não suportado

 

[JC] Dois Irmãos: Parque Estadual ganha novo plano de manejo e exposição permanente

Área do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) era de 385,42 hectares. Agora, é de 1.157.57 hectares. Além disso, o PEDI ganha a exposição permanente "Floresta Irmã"

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Floresta Irmã é o nome da exposição permanente, em homenagem à Mata de Dois Irmãos - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Leitura: 3min

O Parque Estadual de Dois Irmãos, que abriga zoológico e área de preservação na Zona Oeste do Recife, terá um novo plano de manejo, que incluirá a criação do Brejo do Macaos, plano diretor e ações de conservação. Além disso, o parque ganha uma exposição permanente intitulada "Floresta Irmã".

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas/PE) lança nesta segunda-feira (15 de agosto), às 10h, o novo Plano de Manejo de Dois Irmãos. É um documento técnico que vai nortear as ações em Unidades de Conservação.

O Parque Estadual de Dois Irmãos ganhou o seu primeiro Plano de Manejo em 2014. Após 5 anos teve início sua primeira revisão. Nesse período o Governo de Pernambuco finalizou a compra da Mata do Brejo dos Macacos, com 774,09 hectares, ampliando a área de 384,42 hectares para 1.157,57 hectares.

 

Lu Rocha / Divulgação
O primeiro plano de manejo de Dois Irmãos data de 2014 e teve sua revisão iniciada em 2021 - Lu Rocha / Divulgação

Biodiversidade do Parque de Dois Irmãos

O documento que será apresentado para ser utilizado como norte das ações de manejo e traz novos dados sobre a biodiversidade e o Zoneamento atualizado, incluindo o Brejo dos Macacos.

Consta ainda do PM novidades como o Plano Diretor do Zoológico, que direciona as ações de conservação a longo prazo e com foco na manutenção de um Plantel com espécies dos ecossistemas da Mata Atlântica e da Caatinga, diagnóstico e programa de uso público.

Dois projetos de pesquisa coordenados pela Universidade Federal Rural de Permambuco (UFRPE) foram essenciais para trazer novas informações e repensar o manejo da área.

Um é o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Rede Mata Atlântica, Sítio PEDI e o outro é o projeto “Irmãos do Parque”, financiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que viabilizou três realizações: a revisão do Plano de Manejo, a publicação do livro sobre a Unidade de Conservação e a exposição “Floresta Irmã”.

 

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Primeiro dia da reabertura do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Exposição permanente "Floresta Irmã"

A exposição, que transmite ao visitante a grandiosidade da unidade de conservação, será inaugurada junto com o lançamento do PM. O projeto tem a coordenação da professora Ana Carolina Lins e Silva, do Departamento de Ecologia da UFRPE.

Na ocasião deste lançamento, ocorrerá a nomeação dos novos representantes das instituições que compõem o Conselho Gestor do Parque.

Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2022/08/15062916-dois-irmaos-ampli...