I Seminário Virtual da UFRPE debate ensino-aprendizagem on-line

“Desmistificando o processo de ensino-aprendizagem on-line” é o tema do I Seminário Virtual da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que será realizado de 1º a 3 de julho no canal da Instituição no YouTube (www.youtube.com/ufrpeoficial). Docentes, estudantes, técnicos(as) administrativos(as) da UFRPE  e a comunidade externa são convidados a participar do processo formativo, que tem como objetivo discutir e aprofundar os processos pedagógicos, recursos didáticos, metodologias específicas para o ensino on-line por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o meio-dia (12h) dia 1º de julho, diretamente no link: https://bit.ly/3hU4Zzg

Os inscritos no seminário terão direito a certificado de participação no evento, desde que preencham os formulários de presença que serão disponibilizados em cada uma das palestras e mesas temáticas do Seminário.

*INSERIR NOME E SOBRENOME COMPLETO NO ATO DA INSCRIÇÃO

A programação do evento (anexo abaixo) conta com palestras, mesas temáticas, debabates e interatividade entre palestrantes e público participante. O Seminário é uma das ações voltadas à formação de professores(as) e estudantes da UFRPE no sentido da realização de ações educativas on-line.

"São ações diversas que vamos implementar a partir de agora, pensando não só o contexto da pandemia da Covid-19, mas também em competências que precisamos desenvolver na nossa universidade”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria do Socorro de Lima Oliveira.

De acordo com a pró-reitora, serão discutidos temas como o engajamento estudantil no processo educativo online, como também as metodologias ativas, avaliações em ambientes virtuais, ensino remoto, distanciamento social e necessidade de conhecimento de ferramentas de informação e comunicação.

"São metodologias e tecnologias que já são usadas há muitos anos pela educação a distância, que têm epistemologias próprias e que são muito importantes que possamos conhecer e utilizar a cada dia", enfatizou a pró-reitora.

Nesse sentido, pensando o atual momento de excepcionalidade decorrente da pandemia, é de fundamental importância que essas temáticas sejam aprofundadas e discutidas. O propósito é que docentes e discentes de graduação possam se apropriar das tecnologias e metodologias e, dentro da necessidade, passarem a utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem.

Links importantes:

Mesa de Abertura
Mesa Temática 01: Educação a Distância e Ensino Remoto: conhecendo suas diferenças e potencialidades
Mesa Temática 02: Docência e Aprendizagem na Sala de Aula Online
Mesa Temática 03: Engajamento estudantil no processo educativo on-line
Mesa Temática 04: Estratégias Ativas na Educação On-line
Mesa Temática 05: Mesa-Redonda: Avaliação da aprendizagem on-line

Confira abaixo a programação do evento:

programação evento