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Formação aborda papel dos indígenas na História do Brasil para professores do ensino básico

O projeto de extensão O protagonismo das populações indígenas na História do Brasil: aplicação da Lei 11.645/2008 na formação continuada de professores do Ensino Básico, busca “proporcionar subsídios para a aplicação em sala de aula da Lei 11.645 de 2008, que torna obrigatório o ensino sobre as culturas e história indígenas no nível básico”, por meio de curso de formação para professores e gestores da Rede Básica de Ensino de Recife e Região Metropolitana.

Iniciado em 2019 e tendo boa aceitação por parte dos educadores da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, o projeto continuou suas atividades em 2020, sendo contemplado pelo Edital Bext.

Devido à pandemia da Covid-19, o curso de formação foi realizado de forma remota, por meio do Google Meet e contou com a participação de cerca de 15 educadores da Rede Pública do Recife.

De acordo com a coordenadora do projeto, Mariana Dantas, “A intenção é propor um olhar diferente sobre o conteúdo a partir da crítica a alguns posicionamentos historiográficos presentes em livros didáticos que, em grande parte, são o material principal utilizado por professores em sala de aula”.

Para a professora “Ao apresentar outras possibilidades de análise a partir dos debates historiográficos mais recentes e da utilização de materiais diversos, tais como fontes históricas, imagens e mapas, pretende-se contribuir com a desconstrução de uma abordagem estereotipada sobre essas populações, ajudando a
dirimir os preconceitos em sala de aula e na sociedade”.

O curso pretende contribuir para a ampliação da visão dos educadores com relação ao tema, a fim de que possam “compreender o posicionamento ativo de indígenas durante a conquista das Américas, na formação da sociedade colonial, no desenvolvimento das guerras de independência e nos debates sobre os projetos políticos diferentes em torno do Estado nacional brasileiro do século XIX ao XXI”.

O projeto de extensão está sendo executado pela professora Mariana Albuquerque Dantas, do Departamento de História da UFRPE, pelo professor Edson Silva, do Colégio de Aplicação/Centro de Educação da UFPE e pelo bolsista de extensão, aluno do curso de Licenciatura em História, Renatto André.