Encontro da Rede Nordeste de Universidades Federais para a Tecnologia Social acontece na UFRN

Assessores internacionais, vice-reitores e pró-reitores representantes das 18 instituições da Rede Nordeste de Universidades Federais para a Tecnologia Social (RENE U.TecSocial) estiveram reunidos nos dias 5 e 6 de dezembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O encontro iniciou os trabalhos da Rede no intuito de implementar tecnologias sociais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A RENE U.TecSocial foi criada durante a Conferência Internacional das Universidades Federais do Nordeste e Universidade Soka, de Tóquio, Japão, com o tema O Ensino Superior em prol do bem-estar da humanidade, evento sediado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em agosto. Na ocasião, a declaração conjunta foi firmada pelos gestores brasileiros e o reitor da Universidade Soka Gakkai, Yoshihisa Baba, oficializando uma parceria de cooperação internacional inédita entre as Universidades Federais do Nordeste e a instituição japonesa referência mundial em educação humanista.

Em Natal, a reunião da Rede tratou temas como tecnologias sociais, educação e sustentabilidade, discutidos pelos representantes das instituições presentes. Além da UFRPE e da anfitriã UFRN, compareceram as federais da Paraíba (UFPB), Campina Grande (UFCG), Cariri (UFCA), Maranhão (UFMA), Piauí (UFPI), Alagoas (UFAL), Bahia (UFBA), Recôncavo da Bahia (UFRB), Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

A conformação do Estatuto da RENE U.TecSocial, mapa e anuário da internacionalização das Universidades Federais do Nordeste, plano de comunicação e promoção da Rede e cooperação com a Universidade Soka (U.Soka), além de outras parcerias estratégicas, foram pautas das reuniões nos dois dias de atividades. “Até a próxima visita da U.Soka ao Brasil, em março de 2020, buscaremos padronizar o conceito realizando o levantamento dos projetos de tecnologia social com potencial de internacionalização em cada universidade, além da apresentação do estatuto à ANDIFES, CGRIFES e FAUBAI”, disse o Coordenador de Assuntos Internacionais da ACI, professor Anísio Soares, que representou a UFRPE.