Cursos da UFRPE têm boa avaliação no conceito ENADE do MEC

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (12/09) o resultado do Conceito Enade, que aponta para a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É a primeira avaliação após as ações de combate à pandemia do novo coronavírus.

A avaliação consiste em uma escala que vai de 1 a 5, em que 1 é considerado "insuficiente" e 5 "excelente". O curso de Licenciatura em Computação obteve o conceito máximo no Enade, 8 cursos atingiram o conceito “muito bom”, com nota 4, e outros 12 o conceito foi “bom”, com índice 3.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade obtido a partir dos resultados dos discentes de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em 2021, estudantes de todo o país de diversos cursos participaram da prova.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria do Socorro de Lima Oliveira, o resultado conquistado pelos estudantes da UFRPE demonstra a boa formação que obtiveram ao longo dos anos de formação em seus respectivos cursos e que, apesar das dificuldades, conseguiram manter o bom nível de aprendizado.

"Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Mesmo com todas as dificuldades que tivemos nestes anos de pandemia conseguimos um bom resultado, que não seria possível sem que os nossos estudantes tivessem um compromisso com esta avaliação e, principalmente, com sua formação. É importante, também, ressaltar o trabalho conjunto da nossa Pró-Reitoria de Graduação com as coordenações de curso para que tudo que esteja ao nosso alcance seja feito para os nossos estudantes”, ressaltou a pró-reitora.

No campus Recife, alcançaram o conceito "muito bom" (4) as seguintes graduações da UFRPE: Bacharelado em Ciências da Computação de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação Física,  Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Sistemas da Informação.

Em Serra Talhada, a Unidade da UFRPE teve quatro cursos avalizados e todos obtiveram índice 3.

Na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec), estudantes de sete cursos participaram da avaliação. Três graduações conseguiram o conceito “bom”, com nota 3.

Em relação aos cursos que obtiveram conceito inferior a 3, a pró-reitora de Graduação destaca que a UFRPE buscará informações detalhadas sobre o ocorrido a fim de tomar as medidas necessárias à superação do problema. “Vamos compreender bem o que aconteceu com essas graduações e certamente iremos trabalhar para melhorar esses conceitos no futuro”, enfatizou Maria do Socorro de Lima Oliveira.

Confira no anexo abaixo o resultado do Conceito Enade 2021

- Campus Recife/Dois Irmãos