Consulta pública à proposta de funcionamento da UFRPE é prorrogada até 8/07

A partir da ampla participação da comunidade universitária e também de algumas solicitações, a Administração Superior da UFRPE decidiu prorrogar até o próximo dia 8 de julho a consulta pública para colaboração na Proposta Preliminar do Plano de Funcionamento da UFRPE. Além de tornar o processo ainda mais democrático, a iniciativa não vai interferir na apreciação dos Conselhos Superiores, que passará a ser realizada no dia 17/07.

As contribuições e dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: sistematizacao.emergencial@ufrpe.br. A proposta preliminar se encontra em destaque no portal da UFRPE (https://bit.ly/3e1q5Zn ) e, de maneira simplificada, nas mídias sociais.

Vale lembrar que o processo vem sendo amplamente divulgado em todos os canais de comunicação institucionais, desde o dia 10 de junho, quando foi anunciada a construção coletiva do plano pelos grupos de trabalho e disponibilizados e-mails relacionados à gestão de cada eixo para as primeiras sugestões e propostas de docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFRPE.

Os GTs inicialmente formados também contaram com a participação dos corpos docente, discente e técnico, incluindo representantes de departamentos acadêmicos a Administrativos, órgãos suplementares, unidades acadêmicas e campi avançados.

A fim de garantir maior participação e interação com a comunidade, o grupo de sistematização ainda promoveu, ao longo desta semana, transmissões ao vivo no canal do YouTube e na página do Facebook da UFRPE, onde os gestores e gestoras dialogaram diretamente com as pessoas interessadas em tirar dúvidas e saber mais sobre os eixos. As lives tiveram relevante participação da comunidade. Também foram disponibilizados cards informativos relacionados aos principais temas para simplificar a linguagem da minuta oficial.

Ressalta-se, portanto, que o processo tem sido conduzido da maneira mais democrática e participativa possível, marcando a tônica da gestão que se inicia. Ao mesmo tempo, é importante pontuar que este será um plano temporário, enquanto durar a gravidade da situação de pandemia da Covid-19, e que será monitorado periodicamente, podendo sofrer ajustes quando necessário, e com a devida participação e anuência da comunidade da UFRPE.