Comunicado do Comitê de Prevenção ao Covid-19 da UFRPE

cartaz comitê

O Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informa que segue monitorando as informações dos órgãos oficiais referentes à atual pandemia, em especial as que são relacionadas ao Estado de Pernambuco. Em sintonia com a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Comitê reforça a orientação de permanência domiciliar para a comunidade universitária neste momento. Também recomenda o fortalecimento das medidas preventivas de higienização e circulação de pessoas nos espaços públicos e privados.

O Calendário Acadêmico da UFRPE segue suspenso até 31 de março. Na próxima sexta-feira (27/03), o Consórcio Pernambuco Universitas – do qual fazem parte as reitorias da UFRPE, UFPE, Univasf, UPE e Unicap –, divulgará, de forma conjunta, um comunicado sobre uma eventual prorrogação da suspensão das atividades nas instituições. As reitorias da UFAPE, IFPE e IF Sertão-PE também estarão representadas no comunicado.

Atualmente, o Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD) de Pernambuco, coordenado pela UFRPE, vem atuando em parceria com instituições públicas no sentido de monitorar e produzir informações e relatórios sobre a pandemia do COVID-19. Entre as estratégias preventivas recomendadas pelo IRRD, o isolamento social temporário é a que tem apresentado os melhores resultados no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, o IRRD, como parte integrante do Comitê Preventivo da UFRPE, tem contribuído cientificamente para a tomada de decisões no âmbito da Instituição.

Os servidores da UFRPE devem seguir desenvolvendo suas atividades laborais de forma remota, sempre em diálogo com as respectivas chefias imediatas. A interação entre docentes e discentes deve ser estimulada nesse período, com a possiblidade de indicações de leituras, sugestões culturais, lúdicas, entre outras atividades, desde que remotamente.

O Comitê de Prevenção ao COVID19 da UFRPE se reuniu na manhã desta quarta-feira (25/03), por meio de videoconferência, a fim de reavaliar o atual cenário de enfrentamento à pandemia e deliberar as decisões referentes à saúde e à segurança da comunidade acadêmica. O presente comunicado, faz parte das decisões tomadas pela equipe.

Recife, 25 de março de 2020.

Comitê de Prevenção ao COVID-19 da UFRPE

Comunicados anteriores:

21/03/2020 - UFRPE suspende todas as atividades excepcionais a partir deste sábado (21/03)

14/03/2020 - Idosos, gestantes e lactantes devem realizar atividades remotamente. Eventos estão cancelados na UFRPE

14/03/2020 Universidades, Institutos e Secretária de Saúde fazem reunião para encaminhar medidas conjuntas de prevenção ao COVID-19

13/03/2020 UFRPE divulga orientações preventivas sobre o Coronavírus (COVID-19)