Compras públicas sustentáveis da UFRPE são tema de estudo divulgado em periódico internacional

imagem da servidora Renata CâmaraCompras públicas sustentáveis em instituição de ensino superior brasileira (tradução). Esse é o título de artido produzido pela técnica-administrativa da UFRPE Renata Câmara de Almeida Mendonça, publicado, nesta semana, na revista Environment, Development and Sustainability, Qualis Capes A1 na área de Administração. O estudo avaliou as principais dificuldades para a adoção de compras públicas suntentáveis em uma universidade pública no Brasil na visão dos solicitantes, compradores e fornecedores.

De acordo com a servidora, que realiza pesquisa de mestrado emGestão do Desenvolvimento Local Sustentável , é possível perceber que a contratação pública passa a ter uma nova concepção ao adotar a sustentabilidade como critério norteador para sua realização. "O setor deixa de ser receptor de pedidos e passa a ser pró-ativo, com foco nos objetivos estratégicos da instituição”, ressalta.

O artigo publicado é resultado da pesquisa que desenvolveu no âmbito do mestrado, que teve como orientador o professor Ivo Pedrosa. Renata também faz parte da Comissão executiva UFRPE Sustentável e do Grupo de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional. “Espero, que de alguma forma, o estudo possa contribuir para que a nossa UFRPE se torne cada vez mais sustentável. Também fico feliz em saber que nossa Universidade pode ser ainda mais conhecida internacionalmente”, afirma.

O artigo completo pode ser acessado por meio do link: