Clube de Astronomia começa a funcionar em escola pública no Ibura

A iniciativa terá uma agenda de formação de monitores, oficinas de montagem de foguetes e máscaras de observação solar e um calendário de apreciação astronômica

A partir da próxima terça-feira (06/12), a Escola de Referência de Ensino Fundamental Senador Antônio Farias passa a abrigar um Clube de Astronomia para que estudantes e a comunidade do Ibura possam apreciar estrelas, planetas e outros corpos celestes. Ele contará com um telescópio Newtoniano Celestron com abertura de 150mm, foguetes de baixo alcance e máscaras de observação solar com filtro de "vidro de soldador" número 14, confeccionadas artesanalmente com papel machê e papelão. O clube terá uma agenda de formação de monitores, com noções básicas de astronomia; oficinas de montagem de foguetes e máscaras de observação solar; e um calendário de apreciação astronômica à noite e nos finais de semana. Todas as atividades do grupo serão abertas à comunidade.

A iniciativa partiu do astrofísico e professor Antônio Carlos Miranda, do departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), após conhecer a aluna Yasmin Bernardo na gravação do documentário "Pés no chão, janela para o céu", produzido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat Brasil). “Queremos ampliar as fronteiras da Universidade e aproximar a ciência das pessoas, em seus territórios. Com o interesse de Yasmin e o entusiasmo da escola, tenho certeza de que os materiais serão muito bem aproveitados”, explica Miranda.

Os equipamentos pertencem ao patrimônio da UFRPE e serão emprestados à escola para o desenvolvimento do Clube de Astronomia. O documentário é resultado da Oficina de Desenho de Espaços Públicos realizada pelo ONU-Habitat em fevereiro de 2022, quando jovens do Ibura discutiram sobre os desafios e desejos para os espaços públicos da comunidade. “Em uma comunidade situada em área de morro, que sofre historicamente com tragédias relacionadas a desmoronamento de barreiras, onde o chão literalmente cai, achamos inusitado o desejo pela instalação de lunetas para observação astronômica em um espaço público. Yasmin foi quem apresentou a sugestão e, pelo aceite da turma, notamos que o interesse pela astronomia era compartilhado com demais colegas. Foi assim que nos aproximamos da jovem e, a partir de suas ideias mirabolantes, buscamos demonstrar infinitas conexões possíveis entre o espaço público e o sideral”, explica Bia Paes, co-diretora do documentário.

Ao longo deste ano foram realizadas dez oficinas, no Recife e em outras sete cidades pernambucanas. Concluída essa fase, a equipe do ONU-Habitat está de volta às comunidades para apresentar ideias inspiradoras para um novo desenho de espaço público com base nas contribuições de seus jovens moradores. E justamente nesse reencontro com a comunidade do Ibura será entregue o Clube de Astronomia e apresentado o documentário “Pés no chão, janela no céu”.

O documentário aborda a importância do protagonismo da juventude no planejamento, elaboração e tomada de decisões dos espaços públicos da cidade. Através da história de
Yasmin Bernardo, jovem moradora do Ibura, é possível acessar, ao mesmo tempo, uma perspectiva já crítica sobre a realidade que vive, bem como saídas criativas e inventivas
para superar limitações impostas por desigualdades sociais, violência urbana, dentre outros elementos que impedem que jovens como ela experimentem plenamente o que a cidade tem a oferecer. O documentário está disponível no canal de Youtube do ONU-Habitat. (https://youtu.be/vHW20i79QyQ) “Cooperação Pernambuco: Prevenção, Cidadania e Segurança”: é uma cooperação técnica firmada entre o ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Instituto Igarapé e Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD) para gerar dados, produzir informações qualificadas e contribuir para o fortalecimento das políticas de prevenção social ao crime e à violência do estado.

As oficinas de Desenho de Espaços Públicos e as Auditorias de Segurança das Mulheres (Cidade Mulher) foram as duas metodologias participativas oferecidas pelo ONU-Habitat com intuito de conhecer as perspectivas de jovens e mulheres sobre a sensação de insegurança nos espaços públicos, e acessar suas ideias e propostas de soluções e melhorias. As Oficinas de Desenho de Espaços Públicos, por exemplo, resultaram em dez projetos, com ideais inspiradoras para a requalificação de espaços públicos. Os relatórios completos de ambas as metodologias serão publicados a partir do dia 12 de dezembro, depois de oficialmente entregues ao governador Paulo Câmara.

Lançamento do Clube de Astronomia Ibura + Devolutiva de Desenho de Espaços
Públicos
Data: 06 de dezembro
Endereço: Escola Senador Antônio Farias (Rua Ibirapuã, 757 – Ibura, Recife)