Campanhas da UFRPE beneficiam agricultores e quilombolas no Sertão do Pajeú

comunidade quilombola

Um grupo de professoras(es) e alunas(os) da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da UFRPE criou uma Campanha Solidária em benefício de comunidades rurais e grupos em situação de vulnerabilidade do Sertão do Pajeú, interior de Pernambuco. Os grupos escolhidos para receber as doações são os que já a comunidade da UAST realiza projetos de pesquisa e extensão universitária, ou que mantém outros vínculos de apoio.

A Campanha Solidária fortalece e amplia as outras ações já realizadas pela UFRPE na região, como a campanha “Quem tem vontade, tem a metade”, idealizada pelo Núcleo de Estudos, Projetos e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas). A ação do Neppas disponibilizou material para a confecção de máscaras confeccionadas pelas mulheres das comunidades rurais atendidas. Com a Campanha Solidária, outros itens passam a ser doados, de acordo com as necessidades apresentadas pelas lideranças locais.

mascaras de tecido
   Material para confecção de máscaras de tecido já ajudaram na
   produção de mais de 1.000 máscaras para as comunidades

Desde o início das ações, mais de mil máscaras de algodão já foram doadas para agricultoras e agricultores familiares dos municípios de Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde. Na semana passada, foi disponibilizado o material suficiente para produção de 600 máscaras de proteção facial, destinadas para duas comunidades quilombolas do município de Mirandiba: Comunidade Quilombola Feijão e Posse; e Comunidade Quilombola Serra do Talhado.

Nesta segunda-feira (25/05) foi realizada a doação de material de limpeza e de cestas básicas para as 23 famílias do Assentamento Carnaúba do Ajudante, em Serra Talhada. A próxima doação da Campanhar Solidária será em benefício da comunidade quilombola Leitão da Carapuça, em Afogados da Ingazeira.

estrutura uastOs recursos arrecadados até então ajudaram na compra de cestas básicas, material de limpeza e outras 300 máscaras de proteção para a Associação Anjos Guerreiros, do município de Triunfo, que apoia pessoas com câncer em dificuldades socioeconômicas.

A fim de fortalecer e garantir a continuidade das ações, A UAST disponibiliza infraestrutura para a entrega dos materiais adquiridos com os recursos arrecadados. “A pandemia da Covid-19 expôs de forma ainda mais profunda as dificuldades socioeconômicas dos grupos mais fragilizados”, destacam os organizadores da Campanha Solidária.

Como a necessidade é grande, a Campanha seguirá até o fim da crise decorrente da pandemia da Covid-19.

Para participar, os interessados podem contribuir por meio de transferência bancária.

Seguem os dados bancários:

Ag: 288-7
CC: 35928-9
Titular:
Lorena Lima de Moraes (professora da UFRPE/UAST).

Informações: lorena.moraes@ufrpe.br

carros ufrpe