Após 35 anos, egresso retornará à UFRPE para cooperação científica

O panamenho Anibal G. Armién, Médico Veterinário formado em 1988 pela UFRPE, retornará à instituição em junho de 2023, por meio de uma proposta de cooperação científica aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária no Programa CAPES-PRINT Professor Visitante do Exterior.

Dr. Anibal chegou à UFRPE em março de 1984 e em 1986, passou a integrar a equipe da professora Maria Inês Cavalcante para um estágio em Anatomia Patológica, fato que iria definir sua futura especialidade. A docente orientou e encaminhou o Anibal Armién para trabalhar com um dos maiores patologistas veterinários brasileiros em gerações, o professor Jefferson Andrades do Santos e o seu futuro orientador de Mestrado e Doutorado, o docente Carlos Tokarnia no Rio de Janeiro. “Estou muito feliz em poder voltar para minha alma mater, já faz 35 anos!”, falou Armien.

Após sua graduação, o veterinário alçou voos impressionantes: É mestre pela Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, doutor pela Universidade Justus-Liebig na Alemanha e diplomado pelo Colégio Americano de Patologia Veterinária. Atualmente o professor Armien é Patologista do California Animal Health and Food Safety Laboratory e chefe da unidade de microscopia eletrônica no College of Veterinary Medicine, University of California-Davis. Nos últimos anos, ele foi professor em duas universidades renomadas nos Estados Unidos, a Universidade de Minnesota e a Universidade de Wisconsin-Madison. Antes de sua carreira nos EUA, Anibal Armien foi professor na Universidade do Panamá e Diretor Nacional de Pesquisa Animal, no Instituto Panamenho de Pesquisa Agrícola e Pecuária.

“Eu sempre soube que iria reencontrar meus colegas e professores e o mais importante, contribuir de alguma forma para a formação da nova geração de veterinários pernambucanos; isto me dará uma grande satisfação”, exclamou o Armien.

Na proposta intitulada “Diagnóstico de doenças de animais silvestres” serão abordados temas como saúde dos ecossistemas, fundamentos de microscopia eletrônica aplicados ao diagnóstico de doenças de animais, discussão de casos selecionados de doenças de vertebrados, invertebrados, de animais marinhos e estudos de casos sobre o declínio populacional de espécies de mamíferos.

Para o professor Fábio Mendonça, docente do DMFA e idealizador da proposta, esta será uma oportunidade única de cooperação científica numa área da Medicina Veterinária que tem demandado profissionais mais qualificados. “No Laboratório de Diagnóstico Animal da UFRPE, por exemplo, nossa casuística de animais silvestres/exóticos quase se equipara aos casos observados em animais de produção”, explicou o docente.

Ainda segundo Fábio, “A proposta é treinar médicos veterinários da pós-graduação da UFRPE interessados em diagnóstico de doenças. Também pretendemos contar com a participação de profissionais convidados de instituições parceiras, como o Zoológico de Dois Irmãos, CETRAS, Ecoassociados, dentre outras”. A participação de profissionais dessas instituições será fundamental para o sucesso das atividades com nossos pós-graduandos e acredito que a troca de experiências será incrível. Esta é também uma oportunidade formidável para estreitar laços com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia”.

As informações sobre inscrições, cronograma e sobre as atividades do curso serão divulgadas em tempo oportuno no site do PPGMV e no site da UFRPE.