Abertas inscrições para segunda edição do Startup Way UPE e Federais Club

banner

Voltado para estudantes do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, o Startup Way UPE e Federais Club chega a sua segunda edição com o tema Inovar com Propósito.  O evento, totalmente on-line e gratuito, será realizado de 12 a 30 de novembro. O lançamento oficial acontecerá às 16h da quinta-feira (29), no canal do Youtube do Sebrae. A maratona de ideação é organizada conjuntamente pela UPE, IFPE, IF Sertão-PE, UFPE, Aplicação, UFRPE, UFAPE, UNIVASF e Sebrae e tem como público-alvo todos os estudantes dessas instituições.

As inscrições já começaram pelo endereço http://bit.ly/upeefederaisclub. O estudante pode se inscrever individualmente até 9 de novembro ou em equipe até o dia 10 do mesmo mês. São aceitas equipes formadas por no mínimo quatro e no máximo seis integrantes. O desafio é desenvolver negócios inovadores e escaláveis que apresentem soluções para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam resolver os urgentes problemas ambientais, políticos e econômicos que o mundo enfrenta.

No desafio, os estudantes são estimulados a resolver problemas complexos, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade,  a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a tomada de decisão. Dessa forma, o desenvolvimento de negócios e soluções inovadoras são estimulados. Eles receberão todas as orientações dos mentores, servidores das instituições envolvidas que já passam por formação sobre diversos assuntos como mentoria, validação de problema, pitch e modelos de negócios.

As equipes inscritas deverão realizar todas as entregas previstas no desafio, além de pitches gravados que serão avaliadas em etapas como pré-banca e banca. Ao longo do evento, além dos momentos de mentoria, os estudantes participarão de palestras ao vivo que os ajudarão a transformar as ideias em negócios.

As seis melhores equipes  participarão do curso Bootcamp no Sebrae on-line. A maior premiação, no entanto, será a contribuição social por meio da apresentação de soluções reais para enfrentar os maiores desafios vivenciados nesta década. Todas as equipes que concluírem as entregas receberão certificados do SEBRAE.

Startup Way UPE e Federais Club –  Idealizado na edição 2019 do REC’n’Play, numa parceria da UFPE, UFRPE, IFPE e Sebrae, o evento teve sua primeira edição virtual em junho deste ano, buscando soluções para os desafios pós-Covid, a partir da interação de diferentes olhares e saberes de estudantes de níveis técnico à pós-graduação. Nesta segunda edição, ganha a participação da UPE, que já promoveu uma edição do evento de forma isolada, a UPE Startup Way. As instituições de ensino envolvidas no evento firmaram um Protocolo de Intenções voltado à cooperação técnica e à realização de ações, como eventos e cursos. A ideia é integrar, cada vez mais, os estudantes nas áreas de empreendedorismo e inovação com trabalho em rede.