Informe da Gestão Superior da UFRPE da reunião em Brasília com o Secretário de Ensino Superior (SESU/MEC) e do Pleno da ANDIFES

Questão orçamentária da UFRPE:

Estivemos reunidos com o secretário de Ensino Superior do MEC Wagner Villas-Boas para apresentar a grave situação orçamentária da UFRPE (ofício entregue em anexo). O documento foi recebido, e ficaremos acompanhando e atentos ao posicionamento do MEC para a resolução do problema do funcionamento da UFRPE até o final de 2022.

A ANDIFES, por proposta que encaminhamos na reunião, e que foi acatada pela Diretoria e referendada de forma unânime pelo Pleno da ANDIFES, estará organizando uma ação nacional para a sensibilização da sociedade e das instituições para o grave risco no funcionamento das Universidades Federais a partir de outubro de 2022, e o futuro das Universidades Públicas Brasileiras

- Vagas pactuadas e não liberadas de docentes e técnicos para as Unidades UACSA e UABJ:

O secretário Wagner informou que o ministro da Educação enviou solicitação ao Ministério da Economia para liberação do lastro orçamentário para a liberação das vagas pactuadas e não liberadas de todas as IFES (já existe banco de vagas).

- Recursos para a finalização do campus definitivo da UACSA (na Charneca) e o início da construção do campus definitivo da UABJ:

Mais uma vez relembrei todos os ofícios e esforços envidados para a liberação de recursos para estas obras, e reforcei a importância da construção destes campus para o adequando funcionamento da UFRPE. Nenhuma sinalização de recursos para este ano.

- Diplomação dos Tecnólogos formados pela Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE):

O processo estava parado no MEC, e o secretário encaminhou para a CONJUR/MEC para parecer final, com previsão de até o final deste mês a autorização para a diplomação pela UFRPE estar finalizada.

Por fim, gostaríamos de agradecer todo apoio que temos recebido da Comunidade UFRPE neste momento de graves cortes orçamentários na UFRPE e em todas as Universidades Federais. Sigamos todos juntos em defesa da nossa UFRPE, e do Sistema Público de Universidades Brasileiras.